logo oficialAnualmente, é realizada a Semana Mundial de Amamentação, considerada um veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) desde 1999, sendo responsável pela adaptação do tema. Nesse ano, o tema escolhido e já adaptado ao Brasil foi “Amamentar e Trabalhar: para dar certo o compromisso é de todos”.

Os objetivos estabelecidos para a SMAM 2015 são:

1. Promover o apoio multi-dimencional de todos os setores para possibilitar as mulheres em todos os lugares a trabalhar e continuar amamentando.
  2. Reforçar as ações dos empregadores para que os locais de trabalho tornem amigo da Família/Pai/Companheiro/Bebê e Mãe, facilitando e apoiando ativamente as mulheres trabalhadoras para que continuem a amamentar.
  3. Informar as pessoas sobre os avanços mais recentes dos direitos de Proteção a Maternidade a nível mundial, e aumentar a conscientização sobre a necessidade de fortalecer a legislação nacional e sua implementação.
  4. Apresentar, facilitar e reforçar práticas de apoio que possibilitem as mulheres que trabalham no setor informal a amamentarem.
  5. Envolver e formar parceria com grupos-alvos específicos, por exemplo, os Sindicatos, Organizações de Proteção dos Direitos do trabalhador/da Mulher, Grupos de Mulheres e Grupos de Jovens, para proteger os direitos da amamentação das mulheres pelos locais de trabalho.

Visando integrar a rede de eventos que ocorrerá ao longo da semana e fortalecer a importância da amamentação, o Centro de Referência para a Prevenção e Controle das Doenças Associadas à Nutrição (CRNutri) realizará, em conjunto com demais profissionais do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, um evento que integre a Semana Mundial, no dia 6 de agosto, quinta‑feira. O evento intitula-se “I Encontro para a Promoção da Amamentação do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza”. Participarão profissionais com experiência no assunto, tanto do próprio Centro de Saúde, como externos. As atividades são voltadas para a população em geral, em especial gestantes e mães, mas também aos estudantes e profissionais que atuem com esse público.

Clique aqui para maiores informações sobre a programação e inscrições.